RSS

Designer de eBooks: uma nova profissão?

22 abr

Tenho acompanhado o Fernando Tavares (um dos sócios-fundadores da Simplíssimo) em diversas turmas do workshop Como produzir eBooks no formato ePub. Assim, tenho observado as dúvidas das mais de 60 pessoas que já passaram por lá.

A grande maioria trabalha no mercado editorial, seja com design, produção, coordenação, etc. As questões são muitas, mas uma das que mais chamou a minha atenção foi a questão sobre a profissão do designer de eBooks.
Afinal, essa ocupação é um designer gráfico que adquire conhecimentos de CSS e HTML ou um programador que se volta para o mercado editorial?

Dou minha opinião de designer gráfico que estuda o mercado editorial digital: estamos vendo aqui o nascimento de uma nova profissão, o designer de livros digitais.

Apesar de um designer de livros digitais possuir muitas das características de ambas as profissões que eu citei, não há como negar que essa é uma profissão única e nova.

Quais os requisitos dessa profissão?

Tanto um designer gráfico quanto um webdesigner ou programador podem entrar nesse campo, mas para os dois casos uma especialização será exigida. Listemos aqui as exigências para essa carreira:

  • Bons conhecimentos em InDesign CS5, incluindo tabulação, estilização, diagramação e fechamento em ePub;
  • Tratamento de imagens básico para que o profissional possa saber como salvar imagens nos formatos e tamanhos corretos;
  • Bons conhecimentos em CSS3 e XHTML para o refinamento do arquivo. Nada muito complexo, mas quanto maior o conhecimento, mais valorizado é o profissional;
  • Conhecimentos em formatos de arquivo, para saber diferenças entre ePub, PDF, mobi e outros, sugerindo a melhor aplicação em cada caso;
  • Conhecimentos das plataformas disponíveis para conhecer suas limitações e aplicações (ADE, iPad, Kindle, PD, Alfa, etc…);
  • Atualização constante de todas as novidades do mercado, seja em relação aos formatos como em relação às plataformas, já que esse é um mercado em plena expansão e mudança.

É tão importante assim contratar esse profissional?

Editoras serão altamente recomendadas a possuírem uma equipe específica para a produção dos livros digitais, pois ao contrário do que muitos pensam a conversão (ou produção) de eBooks de qualidade requer tempo. Isso não poderá ser feito entre um trabalho e outro do designer gráfico ou do webdesigner da editora.

Será necessário possuir expertise no assunto para que a qualidade dos arquivos possa ser garantida. Só alguém que possui as características que eu citei acima poderá garantir um bom produto a uma editora.

Como é possível se especializar?

Na internet é possível encontrar toneladas de materiais ensinando tudo a respeito de livros digitais. Mas aqui vão algumas dicas:

Boa sorte!

Anúncios
 
10 Comentários

Publicado por em abril 22, 2011 em mercado de trabalho

 

Tags: , , , , , ,

10 Respostas para “Designer de eBooks: uma nova profissão?

  1. Leonardo

    abril 22, 2011 at 23:35

    Concordo viu Stella!

    Excelente artigo! Valeu pelas dicas!

     
  2. Antonio Hermida

    maio 5, 2011 at 13:23

    Outro livro legal é o Como otimizar imagens para epub. Vou pegar os dados direitinho em casa e coloco aqui 🙂

     
    • Stella Dauer

      maio 6, 2011 at 20:00

      Legal, depois avisa qual é que eu procuro certinho!

       
  3. Antonio Hermida

    maio 7, 2011 at 11:21

    Fiz uma confusão terrível. Na verdade o que citei é um artiguinho da Adobe sobre como se exportar imagens para o Epub, vou fazer o upload hoje e coloco o link aqui. No mais, eu sempre aumento o contraste das imagens por conta do Sony Reader e do Nook (que têm o contraste inferior [para renderização de imagens] que o Kindle. Eventualmente faço um post sobre isso e te passo, tenho que tirar umas fotos ilustrativas dos leitores, etc.
    Estou procurando outros livros aqui, mas os que li e estão em backups (uma bagunça tremenda).
    Seu blog está excelente 🙂

     
    • Stella Dauer

      maio 9, 2011 at 0:32

      Ahaha, vou esperar pra acompanhar no seu blog depois, então!

      Valeu, o seu também é bem interessante!

       
  4. Valdir

    maio 16, 2011 at 17:28

    Oi Stella tudo bem? Parabéns pelo post, como já postei em outro comentário, acho que não estiver por dentro dessa nova onda vai acabar dançando, gostaria de indicar o livro 40 Coleção eBooks – Arte-finalização para livros eletrônicos nos formatos ePub e Mobi
    (http://migre.me/4yC5l), não tive a oportunidade de comprá-lo, mas me parece bem interessante.

    Até mais

     
  5. Jair

    maio 28, 2011 at 20:52

    Maravilha Stella.
    Concordo que o designer de ebook deve ser um diagramador, facilita pra usar o indesign, e tambem ser webdesigner e saber um pouco de programação.
    Quanto a duvida é sobre o nome à esse tipo de trabalho, não esquecendo que na maioria das vezes voce não faz apenas a conversão, tendo que retrabalhar a paginação para que seja exportada corretamente para o EPUB.
    Não existe um meio automático de exportar clicando apenas num botão, além de textar nos epubcheckers e ver se funciona direito nos vários ereaders.
    Afinal, é trabalho árduo e exige muito mais conhecimento do que apenas diagramar um livro pra impressão.
    Inda bem que o indesign cs 5.5 melhorou muito e inda tem o sigil pra ajudar.

     
    • Stella Dauer

      maio 31, 2011 at 13:01

      Concordo.

      Hoje em dia nem dá mais pra chamar de conversão. é um trabalho único, e muito complexo, caso a pessoa queira um trabalho de qualidade.

       
  6. Antônio Valdevino

    agosto 10, 2011 at 18:34

    Olá sou novo no seu blog, porém quero da os parabéns pelo post. Bom, sou produtor gráfico e trabalho muito tempo com mídia impressa, seja com o Indesign e seus colaboradores (Illustrator e Photoshop) porém sou leigo com a linguagem HTML e CSS. Stella, qual orientação vc poderia me fornecer para q eu pudesse iniciar a trabalhar com produção de ebooks? Grato desde já pela atenção.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: