RSS

Workshop: como produzir e-books no formato ePub

17 fev

Nesse último final de semana participei do Workshop: como produzir e-books no formato ePub, promovido pela editora Simplíssimo.

Nesse curso de dois dias foram abordados todos os aspectos referentes ao livro eletrônico, desde a polêmica livro físico X livro digital até a produção de um exemplar. Com o uso do InDesign o sócio da Simplíssimo Fernando Tavares explicou como preparar o arquivo corretamente para logo a seguir arrumá-lo e consertá-lo diretamente no código.

O curso é de extrema utilidade para quem não tem qualquer conhecimento de HTML e CSS mas precisa ou quer entrar no mundo dos livros digitais. É indicado para quem já trabalha com design gráfico e produção de livros e tem bons conhecimentos em InDesign. O curso prioriza o formato ePub, considerado o padrão no mercado, e são dadas dicas sobre como produzir o arquivo em todos os leitores possíveis.

Ainda há vagas para turmas em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Confira o conteúdo programático e mais informações sobre o curso neese link da editora.

Anúncios
 
11 Comentários

Publicado por em fevereiro 17, 2011 em eventos, livro eletrônico (ebook)

 

Tags: , , , , , ,

11 Respostas para “Workshop: como produzir e-books no formato ePub

  1. Nátaly Dauer

    fevereiro 17, 2011 at 16:10

    Eu quero!!

     
  2. Márcia

    março 10, 2011 at 17:15

    Sra.

    Eu comprei um positivo alfa e transformei meus livros word e pdf em epub, até que gostei do resultado. Chato é que não ficaram todos nomeados corretamente, alguns são apenas códigos. Alguma dica porque isso ocorre?

    Miss

     
    • Stella Dauer

      março 10, 2011 at 22:53

      Olá Márcia,

      É apenas o nome do arquivo que ficou errado? Não basta apenas pedir para renomear?

      Ocorre por causa da conversão mesmo, varia de arquivo para arquivo.

       
  3. Márcia

    março 14, 2011 at 11:27

    Sra,

    Eu nomeei o pdf, mas ao transformar em epub pelo site de conversão online, as vezes fica um código tipo o98dde8755rs (exemplo) ou aparece uma parte do texto…pensei que dava pra fazer algo nomeando depois da conversão mas funciona pra uns e outros não mesmo…o jeito que arrumei foi de fazer um arquivo em separado de codigos e livros rs

    Obrigada, vejo que tenho muito o que aprender

     
  4. Valdir

    abril 18, 2011 at 11:52

    Olá tudo bem? Nem me lembro como cheguei a este blog, mas certo é que acabei gostando do mesmo. Eu também trabalho do diagramação de livros, e gostaria de saber sua opnião sobre o curso, vale o investimento? É ensinado a produzir livros interativos? Fico no aguardo de sua resposta e obrigado

     
    • Stella Dauer

      abril 18, 2011 at 13:03

      Olá Valdir,

      Vale o investmento, sim! Mas eles não ensinam sobre livros interativos nesse workshop, e sim sobre o formato ePub. É possível colocar imagens, vídeos e áudio nesse formato, mas ele é mais indicado para livros que possuem muito texto.

       
      • Valdir

        abril 18, 2011 at 13:16

        Oi Stella, tudo bem?
        Obrigado pelo retorno, mais rápido do que eu esperava. 🙂
        É bem provável que isso mude com o tempo não acha?
        Estou interessado em aprender, senão vou acabar ficando pra trás no mercado, pois o livro impresso tende a diminiuir, hj trabalho basicamente com livros na área de exatas, você já viu algum livro interativo seja de matemática, física ou química? Mais uma vez obrigado.

        PS: Agora lembrei como cheguei até esse blog, foi através do canal eu testei no youtube e na net sabe como é neh, uma coisa vai levando a outra.

         
      • Stella Dauer

        abril 18, 2011 at 13:59

        É provável que mude com o tempo. Há uma nova versão do ePub chegando que terá mais recursos. Mas o ePub nunca será como aqueles maravilhosos livros animados para iPad.
        É, eu também sou apaixonada pelo livro físico, mas se realmente a gente não se atualizar, fica pra trás.

        Há muitos livros interativos de enciclopédias para crianças, por exemplo. Elas ensinam ciência, curiosidades, etc. Mas assim, exclusivamente sobre matemática, física ou química ainda não vi…

         
  5. Danusa

    abril 20, 2011 at 20:43

    Olá Stella,

    meu nome é Danusa e eu fiz o curso da editora Plus em Porto Alegre e realmente valeu muito a pena. Sou formada em publicidade, trabalho com design editorial e ministro aulas de design gráfico. Devido a essa rotina toda, meu mestrado está sendo sobre o designer de livros que agora está frente aos e-books. Como geralmente entro no site da Simplíssimo, li tua participação no blog falando justamente sobre isso. Então, gostaria de saber se tu não te importa de trocarmos e-mails para uma troca de ideias ou até mesmo entrevistas para traçar o perfil desse novo profissional. Gostaria de colaborar com minha dissertação? Fico no aguardo. Abraço.

     
  6. Teresa Bonatto de Castro

    outubro 1, 2011 at 14:37

    Olá Stella,

    Sou jornalista e gostaria de saber se há algum curso em Curitiba – PR para aprender a fazer e-books. Encontrei cursos em SP, RJ e RS, mas não no Paraná. Você poderia indicar algum lugar?
    Obrigada
    Teresa Castro

     
    • Stella Dauer

      outubro 2, 2011 at 15:46

      Olá Teresa, tudo bem?

      Então, abrimos turmas de cursos em cidades que possuem demanda. Infelizmente isso ainda não apareceu em Curitiba. Mas, se você conhecer outros interessados, talvez possamos abrir uma turma aí.

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: