RSS

Resenha W860

13 fev

W860
maniavirtual.com.br
R$400
Diferencial: Capa protetora e fones de ouvido inclusos
Arquivos: ePub, PDF (sem DRM), MOBI, HTML, TXT, RTF, PRC, JPG, BMP, PNG, GIF, MP3 e WMA

O W860 é, junto com o Digle Book, uma aposta de importadoras e lojas brasileiras no mercado de livros eletrônicos. E esse modelo aqui não decepciona: tiramos ele da caixa já com uma boa capinha protetora. Além dela, encontramos também um fone de ouvido, cabo USB e carregador.

Seu design é simples e sóbrio. Ele não é lindo, mas seus detalhes o deixam sério, preto e fosco. Ele possui em sua face botões de toque (que parecem de apertar na primeira impressão) com controle de volume, para virar páginas, home, controle de música, zoom e retorno. Embaixo ficam a saída para fone, porta miniUSB, entrada para cartão, botão de energia e o reset. Ele é o mais leve dos testes, pesa apenas 189 gramas!

O menu é simples, todo em português, dá pra executar uma função ou modificar alguma configuração com poucos cliques. Entretanto, o botão home (representado por uma casinha) tem função atrapalhada, clicar nele não significa que você irá retornar ao menu principal do aparelho, e sim abrir o menu do livro ou outras funções diferentes.

Na hora da leitura estranhamos um pouco o fato dos botões para passar a página só serem encontrados de um dos lados, obrigando o leitor a usar as duas mãos ou obrigatoriamente a mão direita. No resto ele se saiu bem, com uma virada de página em arquivo ePub durando 3 segundos e 6 segundos para abrir o livro. No PDF foram 5 segundos para abrir e 2,5 segundos para virar uma página.

É possível inserir marcadores de página nos arquivos, mas não se pode inserir qualquer anotação ou grifo no texto. Mas, se você não colocar o marcador de páginas, ele não se lembrará do local onde você parou a leitura de um livro, uma função essencial em um eReader. É possível escolher ler em até 8 fontes diferentes.

Ele não lê arquivos ePub e PDF com DRM, então ele não vai funcionar com a maioria dos livros vendidos em grandes livrarias. Porém, ele reconhece arquivos em MOBI, HTML, TXT, RTF e PRC, além de JPG, BMP, PNG, GIF, MP3 e WMA. Ás vezes podem ocorrer alguns problemas de acentuação, mas é possível que sejam devidos à conversão de arquivos.

A tela tem bom contraste, mas quando viramos uma página ou selecionamos uma imagem diferente, a marca da página ou imagem anterior fica na seguinte por um tempo maior do que o esperado. Ele tem apenas 8 tons de cinza na composição da tela, então fotos podem ficar com baixa definição. Porém, é indicado para quadrinhos como mangá, já que a transição de páginas em JPG é rápida.

Ele tem 2GB de memória interna e aceita cartões no padrão SD com capacidade para até 8GB. Ele roda sob sistema Linux e seu chipset é o STMP3780, um processador utilizado em tocadores multimídia, mas não encontramos informações sobre sua potência.

O som externo dele é um pouco baixo, pois só há uma pequena saída de som na traseira. Para tocar áudio sem atrapalhar ninguém o W860 já vem com um par de fones que não também não é dos mais altos, mas dá pra ouvir música ou um audiolivro em local quieto sem problemas. Há uma área dedicada para a música, onde é possível ver artista, álbum e nome da canção, mas navegar pelo tocador é um pouco confuso.

Fotos: Eduardo Rodrigues

Sua bateria tem duração média. Ouvindo música os palitinhos que indicavam a carga caíram rapidamente, e na leitura de livros ele aguentou mais de uma semana de uso intenso. Uma coisa estranha que notamos foi que, no desligamento automático, ele manteve a página que deixamos, então pensamos que ele tinha travado, e não desligado. Seu preço o torna competitivo em relação ao Alfa e ao Cool-ER. Embora não tenha nenhuma conexão sem fio ou outras funções como o Kindle, ele cumpre seu uso com competência e bom custo benefício.

Confira esse post para conferir modelos e valores sempre atualizados! Link

Confiram esse vídeo-resenha que eu fiz:

 
73 Comentários

Publicado por em fevereiro 13, 2011 em livro eletrônico (ebook), resenhas

 

Tags: , , , , , ,

73 Respostas para “Resenha W860

  1. Ícaro

    junho 3, 2011 at 2:01

    Acabei de comprar este aparelho por 399.00 na mania virtual. vai ajudar bastante na universidade, há um acervo enorme na internet, principalmente em PDF que podem ser transformados em EPUB. Eu não gosto nem tenho tempo para ficar na frente do computador lendo os PDF’s, espero me adaptar a essa tecnologia do ereader. seus review ajudaram bastante na escolha, obrigado. só ainda tenho uma dúvida, você sabe se existe assistencia tecnica autorizada deste produto no brasil?

     
    • Stella Dauer

      junho 4, 2011 at 21:09

      Que legal, o preço baixou!

      Olha, eu creio que não haja assistência técnica oficial, mas talvez o próprio site ManiaVirtual saiba quem pode ser procurado em caso de defeito. São eles mesmos quem importam esse produto.

       
  2. Elder

    junho 3, 2011 at 23:07

    Oi Stella,

    estou precisando comprar um reader com a função principal de estudar, pois recebo uma grande quantidade de material em PDF, para leitura, você recomenda o w860 ou o kindle(tenho uma amiga que vai aos Estados Unidos) em julho e se dispôs a comprar um pra mim.
    Você comentou alguma coisa sobre DRM e nunca entendi direito essa história, com o Kindle no Brasil eu consigo ou não ler livros e material em PDF, que não sejam comprados da Amazon??
    agradeço desde já!

     
    • Stella Dauer

      junho 4, 2011 at 21:15

      Na verdade nenhum desses leitores é muuuito bom em PDF, mas um que fica legalzinho é o Kindle. E vai ficar quase (ou até menos) que o preço do W860 aqui.

      Os arquivos com DRM (é uma proteção antipirataria colocado em alguns livros) não podem ser lidos no Kindle. Porém, só os livros “oficiais”, vendidos em livrarias grandes brasileiras é que possuem essa proteção.

      Se você PDFs normais, que pega normalmente pela internet, vai funcionar sem problemas.

       
      • Elder

        junho 7, 2011 at 21:03

        Oi Stella,

        fiquei só com mis uma dúvida, apesar de dar um pouco de trabalho, se eu transformar os arquivos PDF em e-pub a qualidade de leitura melhora? Caso melhore, acho que de repente vale a pena comprar né.

         
      • Stella Dauer

        junho 8, 2011 at 20:24

        Melhora um pouco sim, pois você poderá aumentar as fontes. Mas o PDF tem que ter texto selecionável. Se for uma imagem, não funciona.

         
      • Allan

        junho 8, 2011 at 11:58

        Vão lançar o kindle no Brasil ?
        Não tenho cartão internacional… estava pensando em comprar w860.
        Mas os preços estão despencando em poucos meses…

         
      • Stella Dauer

        junho 8, 2011 at 20:24

        Allan, a Amazon vem para o Brasil no final do ano, então talvez o Kindle seja lançado por aqui.

        Todos os aparelhos estão com preço cada vez menor. O W860 já está por 490 reais. Talvez você goste dele.

         
  3. Allan

    junho 8, 2011 at 22:33

    O problema pra mim é o difícil acesso aos aparelhos.
    Já vi o positivo alfa na leitura, mas não senti confiança. Fora as mil reclamações na internet.

    Acho que as editoras estão demorando pra se adaptar.

    Assim como esperaram o aparelho de mp3 se popularizar (o que demorou por conta do tamanho da memória) pra depois correr atrás do mercado.

     
    • Stella Dauer

      junho 19, 2011 at 14:18

      É verdade, mas o mercado até que está caminhando. O preço desses leitores dedicados baixa cada vez mais. Só falta baixar o valor dos livros digitais.

       
  4. Elder

    junho 11, 2011 at 19:26

    Oi Stella,
    agradeço as orientações e te parabenizo pelo Blog, tirou minhas principais dúvidas, baixei o calibre e tô testando a transformação de PDF em e-Pub, parece que fica bom tô quase pedindo pra comprar o Kindle e ver o no que dá.

    Obrogado!!!

     
  5. Mayara Arend

    julho 4, 2011 at 13:16

    Oi Stella!
    De onde você tem a informação que a Amazon vem para o Brasil no final do ano?
    Estou LOUCA por um Kindle, não quero comprar esse w380 pq conseguiria que uma amiga comprasse nos EUA para mim, pagando o preço sem impostos (lá pelos 220 reais), mas se vai ser comercializado normalmente aqui, pela Amazon, será que vem sem impostos? PQ daí vale a pena esperar, né?
    Agradeço!

     
    • Stella Dauer

      julho 11, 2011 at 12:38

      Olá Mayara, estão comentando que a informação já é oficial. Ainda não sei se virá com ou sem impostos, mas acho melhor pedir para a sua amiga.

       
  6. Denis Hideo Masunaga

    julho 7, 2011 at 16:02

    Só pra complementar, o processador do w860 é um ARM9, com 454Mhz.

     
  7. Lucian

    julho 10, 2011 at 14:43

    Olá! Estou pesquisando para comprar meu ebook reader…nao guento mais levar tanto peso na mochila… hahaha eu gostaria de saber basicamente no w860, qual a diferença entre ler o formato .pdf e o epud.

     
    • Stella Dauer

      julho 11, 2011 at 12:36

      No PDF não é possível aumentar ou diminuir o tamanho das letras, ou trocar de fonte.

       
  8. Heber Lima

    julho 12, 2011 at 10:32

    Olá Stella. Estou pensando em comprar um ereader. Para o meu perfil, estou na dúvida entre dois modelos: o Cool-ER e o w860. O w860, hoje, está com o melhor preço (R$ 399). Entre os dois modelos, qual você acha que é melhor? Tive a impressão de que os prós e contras de ambos eles parecem se equivaler.

     
    • Stella Dauer

      agosto 2, 2011 at 21:24

      Sim, eles meio que se equivalem. A diferença é que o Cool-er funciona com arquivos com proteção (DRM), muito usado nas livrarias brasileiras.

       
  9. Heber Lima

    julho 12, 2011 at 10:35

    Edit:
    “Tive a impressão de que os prós e contras de ambos fazem com que eles pareçam se equivaler.”

    rs, desculpa…

     
  10. Lucian

    julho 19, 2011 at 23:55

    Olá. Voltei….comprei o meu w860 e estou satisfeito, porém, um detalhe me deixa confuso….como eu uso os marcadores? Eu marco determinada página, mas quando abro ele, ele vai parar numa beem mais adiante.

     
    • Stella Dauer

      agosto 2, 2011 at 21:22

      Lucian, sinto muito. Faz muito tempo que já estive com o W860 em mãos. Infelizmente não me lembro como resolver isso…

       
    • Ariana

      outubro 25, 2011 at 10:58

      Oi Lucian, estou tendo o mesmo problema que você, salvo em uma página a abre outra.
      Conseguiu resolver isso?

      Ariana

       
  11. Ricardo

    agosto 19, 2011 at 13:34

    Oi Stella
    Tenho dúvidas de que ereader devo comprar.
    Penso no Cool er, que me disseram que trava com pouco tempo de uso
    No Mix leitor d, que também trava.
    No w860, que mantém letras da página anterior.
    E no Cybook opus, que tem tela menor.
    Gostaria de saber se há outros defeitos que eu não saiba nesses aparelhos e se a tela do opus é ruin de ler por ser menor.
    Qual dos 4 você me indica?
    Muito obrigado

     
  12. Lucas

    agosto 23, 2011 at 16:33

    Stella, primeiramente muito obrigado pelo review.

    Gostaria de saber se tu já teve acesso ao Positivo Alfa? Estou na dúvida entre o W860 e o Alfa. Achei o Alfa por um preço bem atraente (R$250, usado uma única vez) e fiquei em dúvida sobre qual dos dois é melhor.

     
  13. Ricardo

    setembro 7, 2011 at 1:12

    Comprei o w860 pela loja Tiburon, mas quando conecto ele ao computador nada aparece e não sei como passar os arquivos para o ereader.A unica coisa que acontece é que o aparelho liga e sua bateria carrega.O que eu faço?

     
  14. Ricardo Roman

    setembro 28, 2011 at 20:01

    Boa noite. Comprei o W860 e estou aprovando o produto, eu o achei muito bom pelos recursos oferecidos em função do preço. Ainda mais comparado com o Kindle (que é bloqueado), ou os demais tablets (que fazem de tudo, mas tem tela LCD/LED e não e-ink).

    Tive o mesmo problema inicialmente com o meu. O cabou USB que veio com ele tem apenas uma linha de 5Volts (DC), mas insuficiente se sua Motherboard não fornece 100mA de corrente pela portaUSB (e daí não importa se é Desktop ou Notebook), ele ou carrega a bateria ou transfere dados pelas linhas +D e -D.

    Resumindo. Troquei o cabo USB por um de boa qualidade e reconheceu o aparelho na hora como um dispositivo de armazenamento.

    Recomendo.

     
    • Márcia

      outubro 18, 2011 at 20:51

      Poxa, obrigadão pela resposta. Recebi o meu ontem e já estava quase devolvendo por achar que estava com defeito. Não aparece nada quando conecto o usb ele só carrega. Vou comprar outro cabo.

       
  15. cwf

    outubro 18, 2011 at 15:40

    Leio em russo e caso alguém precise também, use o formato FB2, pois o Epub não funciona com caracteres cirilicos!

     
  16. márcia

    novembro 7, 2011 at 14:03

    Eu comprei um positivo alfa e me decepcionei. Primeiro ele travou, foi trocado por outro. Esse outro começou a criar linhas horizontais e verticais, danificando o display. Faz uns tres meses que foi para nova troca e conforme um rapaz da autorizada disse informalmente não há conserto. Enfim, me sinto insegura em comprar algum outro. Alguma dica?

     
    • Stella Dauer

      novembro 7, 2011 at 14:26

      Nossa, você não é a primeira que relata esse problema.

       
  17. Wolfgang

    novembro 16, 2011 at 9:25

    Comprei o W860 baseado no review acima, porém ocorre que esse produto tem alguns contras que inviabilizam sua utilização. O principal defeito do produto é no firmware. Ocorre que ao tentar voltar para a página anterior o programa se perde e volta para uma página diferente, assim como ocorre com o marcador, que não marca a última página lida e sim uma página diferente. Esse problema ocorre quando ao aumentar o zoom da página, o número de páginas não é alterado. Ora, se as letras estão maiores, como é possível que a quantidade de páginas seja a mesma? Não é! Então o que ocorre é que ele coloca o marcador na página que seria a original, marcada no canto inferior direito, que não é a página que está sendo realmente lida e além disso, se perde na hora de voltar para a página anterior. Ele também não grava a definição de tamanho da fonte, sendo necessário sempre ajustar o zoom novamente. Isso, além de outros contras menores como tela escura (não é branca como a do Kindle), resíduo constante de páginas anteriores e baixa definição dos caracteres (também não são nítidos como os do Kindle). Obviamente é impossível não comparar com o Kinlde, que é a referência do mercado. Finalmente, não é possível a atualização do firmware porque o site do fabricante (Shenzhen Shenchuang Electronics Co – http://www.sc-digital.cn/en2/index.asp) não disponibiliza qualquer tipo de suporte. Dessa forma, o produto é inútil, já que não é viável passar página a página cada vez que for continuar uma leitura. Sua única vantagem é ser mais barato do que os concorrentes vendidos no Brasil, mas sendo um produto que não funciona corretamente na sua principal função, é o típico barato que sai caro. Não recomendo!

     
  18. Dayane

    dezembro 9, 2011 at 22:31

    Ola…depois de ler a sua resenha sobre o produto, acabei comprando. De maneira geral estou gostando, só não consigo contornar o problema, que eu já sabia que existia, da marcação das páginas.
    Sabendo que ele não conseguiria achar a página corretamente se eu desse zoom, tentei pelo calibre e pelo Atlantis mudar o tamanho da fonte do arquivo antes de passa-lo para o w860. Mas mesmo assim ele não encontra as páginas corretamente.
    Tem alguma dica para resolver este problema??
    Obrigada

     
    • Stella Dauer

      dezembro 10, 2011 at 16:40

      Olá Dayane. Infelizmente, para esse problema, ainda não há solução. O aparelho é assim, mesmo.

       
  19. anderson

    dezembro 11, 2011 at 15:33

    olá stella, estou pensando em comprar um w860 vc me recomendaria alguma loja confiavel.
    desde já agadeço. anderson.

     
    • Stella Dauer

      dezembro 19, 2011 at 11:50

      Anderson, o importador oficial desse produto é o site Mania Virtual.

       
  20. Emanoel A. C. de Quadros

    dezembro 12, 2011 at 15:28

    Olá Stella, o meu é o Cybook Gen3, ele gravava a última página lida, agora não o faz mais, o que difilculta a retomada da leitura, não sei o que fazer, já atualizei o firmware e não resolveu,.não sei se é alguma configuração. Por favor, ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!.

     
    • Stella Dauer

      dezembro 19, 2011 at 11:50

      Emanoel, sinto muito, mas também nnao consigo pensar no que pode ser feito…

       
  21. Allan

    dezembro 13, 2011 at 22:27

    Não dá pra anotar o número da página com algum tipo de anotação ou lembrete e depois buscar ?

     
    • Dayane

      dezembro 14, 2011 at 8:19

      Eu já tentei. Tem hora que ele não grava a página direito, mesmo sem marcador. É como um livro com página grudada. Eu acho que isso é por causa da conversão do livro que eu to lendo, que foi feita por mim mesma, leiga no assunto.
      Quando eu ler outro livro, que já tenha baixado em e-pub, eu conto se o problema persiste.

       
    • Stella Dauer

      dezembro 19, 2011 at 11:52

      Se você aumentar o tamanho da fonte, perde-se tudo do mesmo jeito. O que pode ser feito é anotar uma frase e depois buscar por ela.

       
  22. Wolfgang

    dezembro 14, 2011 at 20:16

    Srs., acho que não me fiz entender. O aparelho não funciona corretamente. Ele se perde ao voltar as páginas, assim como ao marcar uma página. Exeistem diversos usuários no site http://www.geek.com.br/posts/15866-eutestei-ereader-w860 reclamando do mesmo problema. Não recomendo a compra!!!

     
  23. Wolfgang

    dezembro 14, 2011 at 20:22

    É bom lembrar que quem comprou pela internet ou por telefone tem até 7 dias após o recebimento para devolver o produto conforme o art. 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

     
  24. Elan-Morin

    dezembro 18, 2011 at 0:07

    Recebi hoje (ontem) o aparelho e apesar das limitações, problemas e pequenos inconvenientes e também pelo fato de ser meu primeiro aparelho de e-reader fiquei agradavelmente satisfeito com ele.

    Não considerei o produto caro, muito pelo contrário (paguei R$300,00) e com ele estou na espera da Amazon ou Google Books concluírem as negociações com as editoras brasileiras para ver se aparece os e-readers com qualidade um pouco maior (estou torcendo pelos Nook, Kobo ou mesmo os da Sony…)

     
    • Wolfgang

      dezembro 18, 2011 at 9:59

      Elan-Morin, você já tentou dar zoom e voltar a página no seu W860? E marcar o local onde está lendo? Não é possível que você ache que não conseguir voltar para a página anterior e nem voltar a ler do ponto inde parou sejam apenas “pequenos inconveninentes”. Para um produto que não funciona, considero R$ 300,00 caríssimo.

       
      • Patricia

        dezembro 18, 2011 at 15:20

        Olá, Wolfgang.

        Acabo de receber meu W860 (tbm comprei me baseando nessa resenha da Stella, além de considerar o preço mto convidativo, é claro), e entrei aqui pra tentar saber pq meu PC não reconhecia o aparelho de jeito nenhum…

        E que surpresa desagradável descobrir através de seus comentários que os problemas do W860 vão mto além de um cabo USB ruim (a provável causa do não-reconhecimento): essa do marcador de páginas que não funciona e da impossibilidade de retornar corretamente à página anterior foi de doer! Sem essas funções básicas, o uso do reader fica extremamente prejudicado!

        Depois de saber disso, não tenho dúvida em devolver imediatamente o produto, mas gostaria de saber se alguém tem uma boa sugestão de ereader mais ou menos nessa faixa de preço (preciso apenas das funções básicas de um leitor de ebooks).

        E Wolfgang, obrigada pelos esclarecimentos e pelo alerta!

         
      • Stella Dauer

        dezembro 19, 2011 at 11:53

        Nessa faixa de preços é bem difícil. O mais próximo disso é o Kindle, da Amazon.

         
    • Stella Dauer

      dezembro 19, 2011 at 11:53

      Com certeza! Também estou à espera dessas empresas por aqui!

       
  25. Tadeu Roxo

    dezembro 20, 2011 at 21:55

    Comprei, o W860 me arrependí já troquei por outro produto.Realmente não funciona, não consegue marcar página, sem falar de outros inconvenientes.Quem comprou com certeza já se arrependeu.As autoridades competentes ou incompetentes, não deveriam autorizar produtos desta categoria serem importadas, mesmo sendo vendidas baratinhas como o pessoal anda se vangloriando.
    É uma pena que ainda tem gente que diz que testou e aprovou, que a capinha é bonitinha, etc e tal, quando na realidade está sendo conivente e enganando os seus seguidores com este golpe chamado W860. Quem comprou com certeza já se arrependeu.

     
    • Stella Dauer

      dezembro 20, 2011 at 22:18

      Sr. Tadeu. Não vou moderar seu comentário porque acho que toda crítica deve ser feita. Se a matéria fosse paga ou se eu estivesse enganando alguém, não permitiria tantas críticas no post, já teria apagado tudo.

      Não estou enganando ninguém, testei o produto e dei meu parecer. Comigo funcionou como relatei. Se não funcionou com o Sr. devolva e reclame para as empresas responsáveis, e não venha me acusar de estar enganando alguém.

      Esse é um aparelho chinês de R$300, e isso fica claro. Se você não quis gastar seu dinheiro comprando um aparelho mais caro, deveria estar ciente de que o aparelho mais barato poderia não ser o melhor. Por R$300 é isso o que ele faz, e se você concordou com isso, não foi enganado por ninguém além de você mesmo.

       
  26. Tadeu Roxo

    dezembro 20, 2011 at 22:35

    Eu testei o W860 com honestidade, e realmente não funcionou comigo e eu acho que tambem não funcionou com a senhora.Quanto aos 300 reais para mim é muito, quando a gente compra um lixo.E realmente fazer propaganda enganosa é crime e é feio,pois muita gente foi induzida a comprar e se arrepender. O meu, W860 com capinha bonitinha eu já devolví e cancelei a compra, mas tem muita gente que ficou no prejuizo. E ainda se vangloria que é especialista em EBOOK.

     
    • Stella Dauer

      dezembro 20, 2011 at 22:45

      Eu concordo que se o produto não funcionou com você, os R$300 foram mesmo inúteis. Mas, como eu disse, eu testei o aparelho e comigo funcionou sem problemas. Não elogio demais o produto, sei que é chinês e que tem diversas limitações, e que 90% dos produtos no mercado devem ser melhores que eles, mas eu testei e funcionou.

      Existem nesse espaço comentários de pessoas que compraram e estão satisfeitas com o produto, então isso pode variar de caso a caso.

       
  27. Wolfgang

    dezembro 21, 2011 at 8:23

    Prezada Stella Dauer, sinto muito, mas sou obrigado a discordar da sua opinião. Em primeiro lugar, o fato de ser um aparelho chinês não deveria ser motivo para que não funcionasse pois, se esse é o caso, nem deveria constar como uma opção de escolha, pois produto que não funciona não pode ser vendido, conforme o Código de Defesa do Consumidor e na sua avaliação ele aparece como uma opção barata e que atende ao usuário que quer migrar do livro físico para o virtual. Em segundo lugar, por favor me permita não acreditar que o seu aparelho funcionou perfeitamente, enquanto os demais não funcionam sendo que todos possuem o mesmo firmware e sendo que no seu próprio comentário acima, você afirmou “Se você aumentar o tamanho da fonte, perde-se tudo do mesmo jeito. O que pode ser feito é anotar uma frase e depois buscar por ela.”, ou seja um dos defeitos do aparelho. Se este realmente é o caso, peço que você envie um novo vídeo mostrando que é possível voltar a página com fonte aumentada sem se perder e fazer uma marcação voltando para o mesmo ponto de leitura, também com fonte ampliada. Limitações é uma coisa, mau funcionamento é outra. Com relação as pessoas que estão satisfeitas, acredito que ainda não se deram conta dos problemas deste aparelho.

     
    • Stella Dauer

      dezembro 22, 2011 at 11:42

      Ou não se dão conta, ou simplesmente não se incomodaram. E quem se incomodou pode ir buscar os direitos nos órgãos cabíveis. Eu não possuo mais o aparelho para teste, testei ele há quase um ano atrás. Talvez o produto que eu peguei em mãos não seja do mesmo lote que o de vocês, e por isso não continha esse defeito. Pode ser um problema específico de alguns aparelhos.

       
  28. Tadeu Roxo

    dezembro 21, 2011 at 8:49

    Wolfgang
    Essas suas palavras, permita-me que eu as use tambem.
    Nós não podemos depreciar toda industria eletronica da China. Se existem produtos muito inferiores eu acho que não devemos importa-los, e se por acaso são trazidos para o nosso comercio, pelo menos que se diga realmente de suas qualidades e defeitos, pois todo esse pessoal que comprou o W860, talvez ainda não descobriu seus problemas.
    Peço desculpas a D.Stella sobre a “materia paga”.

     
  29. Dayane

    dezembro 22, 2011 at 12:30

    Imagino que seja possível que o aparelho que a Stella comprou seja de um lote diferente. Eu entrei no site da empresa, procurei por alguma atualização de firmware, mas não tinha nada nesse sentido. A empresa aliás tem vários modelos de E-reader, realmente pode ser um defeito de lote.
    A questão mais chata para quem já comprou é que, pelo menos pra mim, vai ficar jogado fora, pois eu não tenho coragem de vender isso pra outra pessoa.

    O site da empresa, para quem se interessar, é este: http://www.sc-digital.cn/en2/page.asp?id=12

     
  30. Wolfgang

    dezembro 22, 2011 at 13:15

    Stella, acho muito difícil para alguém que pretende realmente utilizar o produto não se incomodar com defeitos que simplesmente, na minha opinião, inviabilizam sua utilização. Acho também difícil ser apenas um problema de lote, já que o erro está no firmware, e não houve atualização do mesmo.

    Aproveito para lembrar que, para quem comprou por telefone ou internet o art 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) garante a devolução do produto em até 7 dias com a devolução total do dinheiro. Não é necessário pagar a postagem para a empresa, basta pedir o código postal para devolução (vale obviamente para o site ManiaVirtual).

    Para quem perdeu o prazo de devolução e está no prazo de garantia (a garantia legal é de 3 meses, mas alguns fornecedores dão até 1 ano), o art 18 parágrafo 1º diz que o defeito tem até 30 dias para ser sanado ou pode ser solicitada a devolução do dinheiro ou troca por outro produto.

     
  31. Wolfgang

    dezembro 22, 2011 at 13:21

    O Código de Defesa do Consumidor pode ser consultado em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078compilado.htm

     
  32. Dayane

    dezembro 22, 2011 at 14:37

    Wolfgang,
    Obrigada pela instrução a respeito da devolução.
    Entrei em contato com o Mania Virtual, que até onde sei é quem importa o produto, informando a situação.
    Quando tiver um parecer da empresa aviso a todos.

     
    • Wolfgang

      dezembro 22, 2011 at 15:26

      Dayane, por nada. O verdadeiro importador oficial do produto é a All Nations (http://www.allnations.com.br/) localizada no Rio de Janeiro, que é com que você realmente fala quando liga para o telefone de suporte do ManiaVirtual. Lembre-se de que basta solicitar o código postal para que o pagamento do envio seja feito por eles e não por você.

       
  33. Luciano

    dezembro 26, 2011 at 17:41

    Estou com o mesmo problema com o ereader w860. O mesmo nao consegue identificar a pagina marcada na leitura e quando tento voltar para a pagina anterior a marcada ele simplesmente vai para uma pagina aleatoria qualquer. O aparelho é sim problematico e como recebi o meu na ultima quinta feira (22/12/2011) vou devolve-lo ao Maniavirtual e pedir reembolso total. Se eu tivesse lido as respostas dos que postaram o problema aqui nao teria nem me comprado. Será que a lei do consumidor será cumprida nesse caso?

     
  34. Wolfgang

    dezembro 27, 2011 at 8:33

    Luciano, quanto ao ManiaVirtual não creio que haja problemas, devolvi o meu e recebi o estorno no cartão sem complicações. Para devolver o W860, basta pedir a eles o “Código de Autorização de Postagem” para que você não tenha que pagar a remessa de volta.

     
    • Luciano

      dezembro 27, 2011 at 11:14

      Obrigado pela dica Wolfgang! Entao, deixa eu te contar como procedi: liguei no telefone do suporte tecnico e fui informado que teria que preencher os dados de compra no link da politica de troca e devolução. Relatei tanto verbalmente com o atendente quanto por escrito no site os problemas do w860. Eles disseram que entrarao em contato comigo assim que tiverem uma posição do fabricante quanto ao defeito apresentado (nao marcar corretamente paginas dos e-books e rastros na tela de paginas anteriores). Mas até lá já terá expirado o prazo de 7 dias o qual posso devolver o produto que nao me atendeu as expectativas segundo o código de defesa do consumidor. Minha dúvida: será que posso aguardar a resposta deles pra ver se até mesmo existe uma solução para o aparelho tipo atualização de firmware ou substituição por outro similar que funcione corretamente, ou devo devolver o produto diretamente nesse prazo de 7 dias após o recebimento do pedido?

       
  35. Wolfgang

    dezembro 27, 2011 at 11:28

    Luciano, nesse caso é preciso avaliar seu interesse em manter o produto. Após os sete dias não é mais possível a devolução por desistência. Porém, como se trata de um produto com vício oculto (ou não tão oculto) o art 18 parágrafo 1º diz que o defeito tem até 30 dias para ser sanado ou pode ser solicitada a devolução do dinheiro monetriamente atualizado ou troca por outro produto. Ou seja, mesmo perdendo o prazo de desistência, caso eles não consertem o produto ou troquem por outro que funcione em até 30 dias, você ainda poderá pedir a devolução do dinheiro. Basta avaliar se você tem interesse em aguardar esse tempo. No meu caso não tive e devolvi o W860 assim que verifiquei o defeito. Se esse for também o seu caso, sugiro não aguardar pela resposta e devolver o e-reader ou negociar com eles para que a resposta seja dada antes de vencer o prazo de 7 dias.

     
  36. Luciano

    janeiro 6, 2012 at 11:19

    Ola a todos! Feliz 2012! Somente relatando: recebi o codigo de rastreamento dos correios do Mania Virtual e dia 02/01 procedi a devolução do W860. Ainda bem que Wolfgang me orientou e fiz a devolução dentro do prazo para ter o dinheiro de volta. Digo ainda bem porque o leitor que comprei simplesmente parou de funcionar do nada. Nem resetando nao pegava mais. É uma grande fria mesmo. Espero que as pessoas que tenham comprado ainda dentro do prazo de 30 dias possam devolve-lo por vicio oculto, e não ficar no prejuízo. Em tempo: acabei comprando um kindle na Amazon com entrega nos EUA onde tenho uma amiga a passeio e ela vai traze-lo pra mim. Detalhe: paguei 79 dolares. Absurdo que aqui no Brasil se cobre mais de 500 reais pelo mesmo produto. E pensar que eu comprei esse W860 pela “pechincha” de 299 reais…Abraço a todos os amantes de leitura!

     
  37. Ighor Santos

    fevereiro 9, 2012 at 21:44

    Por favor, alguém que tenha comprado esse e-book w860, pode me tirar uma dúvida? Comprei um deste e um dos botões de passar página (o de avançar) veio com uma sensibilidade menor… não faz aquele “click” quando eu aperto. Isto é normal? Desde já agradeço!

     
  38. Gustavo H M Silva

    abril 11, 2012 at 18:58

    Luciano, Wolfgang, todos… Alguém ai sabe se esse problema funciona com TODOS OS FORMATOS ou só com epub e mobi? Eu tenho rencas e rencas de PDF, posso simplesmente não converte-los para epub, ou então, formato Word abre nele? também da esse problema?

     
  39. Gustavo H M Silva

    abril 25, 2012 at 15:03

    Galera, alguém tentou os formatos menos comuns do calibre? Eu estou tentando um por um, e ao que parece, o formato mais funcional é o pdf mesmo… ele volta uma, duas páginas toda vez que retorno, ou avança uma, no máximo duas páginas, porém isso para mim não é um grande desastre (lógico, é um problema sério no firmware dele!), mas da para usar, então não estou decidindo abrir mão dele ainda, minha pergunta é, alguém conseguiu alguma coisa melhor do que eu?

     
    • Luciano

      abril 25, 2012 at 15:56

      Olá Gustavo, me desculpe pela demora em responder. Na verdade não tive muito tempo com o leitor w860 pelo fato de o mesmo ter dado problema e parado de funcionar, o que me levou a devolver o produto para o ManiaVirtual.com. Alguém aqui da resenha que possui o leitor ja ha algum tempo poderia dar uma resposta para o nosso amigo Gustavo? Abs!

       
  40. Leo Roldan

    junho 11, 2012 at 23:53

    Tenho o produto Leitor de Livro Digital E-Book W860 E-Ink. Deixei acabar a bateria e agora, quando ligo, o aparelho mantem-se na tela de boot (com o título eBook e um pequeno texto) e a barra informando o boot para na metade. Já tentei o reset e nada. Vocês saberiam qual o procedimento para um “hard reset” ou outra forma de fazê-lo iniciar.

     
  41. claudio

    março 25, 2013 at 23:53

    Eu consegui um época fazer um formato que ele voltava certinho nas paginas, era em TXT, tinha ficado certo, mas ae tive que formatar o pc e reinstalando o calibre não consegui acertar mais, sei que mexi em um monte de configurações dentro do calibre e funcionou com TXT, deveria ter anotado. To tentando novamente se conseguir algo aviso

     

Deixe um comentário

 
