RSS

Resenha Positivo Alfa Wi-Fi

11 fev

Positivo Alfa
livrariacultura.com.br
R$600
Diferencial: Tela de toque, capa inclusa, acelerômetro, dicionário brasileiro, Wi-Fi
Arquivos: ePub (com e sem DRM), PDF (com e sem DRM), TXT e HTML

Ele é um dos leitores eletrônicos mais leves, pesando apenas 194 gramas. Mesmo com a capinha que vem junto e protege o dispositivo ele é diminuto, cabe facilmente na palma da mão aberta, é bem prático segurá-lo.

Seu corpo é preto fosco e sua tela de 6 polegadas ocupa praticamente toda a frente do aparelho. Essa tela é de toque e o papel eletrônico é da empresa SiPix. E mesmo com uma tela com 16 tons de cinza sua ela é bem clarinha, com contraste médio, sem possibilidade de ajustes.


O toque é agradável, não é preciso esmagar o dedo nna tela. Entretanto, pode dar vontade de fazer isso, já que a resposta é um pouco lenta e você fica pensando que nada aconteceu. Para ajudar nisso, um LED azul pisca instantaneamente ao menor toque.

Graças ao papel eletrônico e à tela de toque, as viradas de página podem ficar um pouco mais vagarosas. Arquivos em ePub e PDF levam 2 segundos para virar uma página, nada muito dramático. O teclado para buscas e anotações também é na tela de toque, e mesmo as letras aparecendo uma a uma no visor, a digitação pode ser feita rapidamente pois o Alfa entende e processa tudo corretamente. Ele conta com sistema operacional baseado em Linux e processador de 400MHz.

A interface é paradoxal. Enquanto as configurações são simples e fáceis de lidar, os botões do menu podem levar um tempo para serem compreendidos por serem exclusivamente símbolos.

O Alfa é muito confortável para leitura. É fácil segurá-lo com uma só mão e virar as páginas com a outra, simplesmente passando o dedo de um lado a outro da tela. Como todo bom leitor, ele permite notas e marcas nas páginas e busca no conteúdo. Botões para aumentar as fontes são facilmente acessíveis. Ele lê arquivos ePub, TXT, HTML e PDF (com e sem DRM) de qualquer fonte, mas esse último requer um pouco de paciência.

Há também um dicionário Aurélio embutido, que funciona sem a internet. Basta clicar no ícone de dicionário do menu e clicar sobre a palavra a ser analisada. Em segundos aparece a definição na tela, tudo em português.

Um sensor de movimento faz com que a tela rotacione conforme a posição do aparelho. É prático mas pode incomodar quem lê deitado. Para desligar, basta ativar o economizador de bateria, que desliga essa função. Com uso intenso de Wi-Fi e leitura ele não chegou a 7 dias. Somente lendo ele passa de uma semana com folga.

Agora é possível se conectar facilmente a uma rede sem fio e ter acesso direto a duas lojas de livros, Saraiva e Cultura. O Submarino deve chegar em breve. Através do navegador um pouco tosco embutido também é possível acessar o Google, a Wikipédia e qualquer outro site, se você tiver paciência para isso, já que ele não é feito para uso normal de internet.

Acessar as lojas é fácil, a internet é rapidinha. No caso da Saraiva é preciso ter uma conta AdobeID, que pode ser criada no próprio dispositivo. Tivemos alguns problemas em conseguir sincronizar o leitor do computador com o Alfa, mas deu tudo certo no final. Ah, e ele também desliga o Wi-Fi cada vez que você desligar o navegador ou o leitor, um pouco chato. Os mais de 120 mil eBooks da Cultura podem ser adquiridos de forma tradicional por compra online.

Fotos: Eduardo Rodrigues

Ele tem 2GB de memória interna, mais do que suficiente para 1500 livros. Se você quiser mais, ele tem entrada para cartão microSD de até 16GB. Apesar do Wi-Fi ter sido atualizado, ainda não há novidades sobre o áudio. A entrada disponível já está energizada e já existe um botão físico para controlar essa função, mas não há previsão de quando será inserida. É provável que um update de firmware faça isso em breve.

Confira esse post para conferir modelos e valores sempre atualizados! Link

Confiram esse víde0-resenha que eu fiz:

Anúncios
 
15 Comentários

Publicado por em fevereiro 11, 2011 em livro eletrônico (ebook), resenhas

 

Tags: , , , , , , , ,

15 Respostas para “Resenha Positivo Alfa Wi-Fi

  1. Isabella

    maio 8, 2011 at 19:06

    É facil encontrar livros de graça na internet. Se eles estiverem nos formatos adequados, é possivel transferi-los para esse e-reader?

     
    • Stella Dauer

      maio 9, 2011 at 0:33

      É sim, sem problemas! A maioria deles é só conectar com o cabo USB no computador, que ele abre como se fosse um pen drive.

       
      • lanusse

        maio 17, 2011 at 19:20

        achei uma porcaria este alfa,uma porcaria mesmo.
        a fonte disforme, fora de esquadro, torta, a letra pequena, se for uma pessoa que nao tiver problema de vista, terá certamente. Até na sua apresentação vi que vc se esforça para fazer esta porcaria parecer melhor. Mas valeu a pena ver sua boa vontade, quanto ao alfa aconselho, sugiro que ninguem compre, para nao precisar depois vira advogado do e-reader alfa, que é o que acontece com consumidores insatisfeitos, geralmente defendem o produto para nao assumir um pessimo negocio, ou nao afetar o egocentrismo caracteristico do terceiro mundo metido a consumidor de primeiro mundo e que paga pelos produtos muito mais do que valem.
        carlos lanusse

         
  2. namekuseijin

    junho 24, 2011 at 17:26

    lanusse, me parece que forçado mesmo é sua crítica. A fonte nas fotos não parece mais disforme do que as desta página. Você trabalha para a Gato Sabido?

    Não tenho o reader e não sou defensor cego da indústria nacional, mas o ereader é equivalente a outros de sua geração (pré Pearl E Ink do Kindle 3 e Nook Touch) — como o próprio CoolER vagabal da Gato Sabido. O preço é que é completamente fora da realidade, para ambos.

     
  3. Adolfo Neto

    novembro 17, 2011 at 11:39

    Eu até gostei do aparelho, reconhecendo suas limitações (a tela do Kindle 3 é bem melhor).

    Mas o que me chateou mesmo foi que em pouco mais de um ano ele deu defeito e não tem mais jeito:

    http://anuncios.posterous.com/meu-positivo-alfa-esta-com-defeito-e-parece-q

     
    • Sandro Macmartin

      junho 13, 2012 at 20:53

      O defeito no seu alfa é comum , queimou uma linha de transferencia. so substituindo o chip principal ( sai mais barato comprar um novo ) só lamento 😦

       
  4. shevekbrJosé Vitor

    janeiro 29, 2012 at 10:22

    (1) É possível ler livros comprados na Amazon e Barnes & Noble nesse leitor ?

    (2) Seria interessante saber o modelo original (chinês ? japonês ? coreano ?) desse leitor, para podermos pesquisar informações mais completas sobre o mesmo.

    (3) Essa moldura preta me parece feinha…

    (4) Sobre o fato de ter dado defeito pouco após um ano de uso: minha experiência é que TODOS os aparelhos eletrônicos de massa (especialmente celulares e smartphones) são essencialmente descartáveis. A “assistência técnica” que os fabricantes oferecem (Nokia, Samsung, LG, etc etc) é essencialmente pro-forma, de mentirinha.Já tive problemas com aparelhos Nokia e ao procurar pela “assistência técnica” deles descobri que é fornecida pela Atento (da Telefônica), simplesmente uma das empresas mais vagabundas e sem-vergonhas da face da terra, que sempre procura fazer o cliente desistir da reclamação. Em matéria de aparelhos eletrônicos já desencanei, o negócio é torcer para o aparelho não dar defeito.

     
    • Adolfo Neto

      janeiro 29, 2012 at 11:03

      (1) Da Amazon não, a menos que você quebre a criptografia (DRM) da Amazon
      (2) Avant
      (3) Sim, é feio.
      (4) O meu Kindle (geração 3) tem a mesma idade e continua perfeito. Conheço gente que tem KIndles mais velhos que continuam funcionando.

       
      • shevekbrJosé Vitor

        janeiro 29, 2012 at 11:08

        Ops, obrigado pela resposta ultra-rápida. 🙂

        E abusando: será que o iRiver CoverStory lê livros da Amazone B&N ? Novamente, se não ler é um fator contra *muito* importante.

        Eu tenho um pé atrás com a Amazon, se possível vou evitar comprar um Kindle, mas gostaria de ter acesso aos livros da mesma.

         
      • Adolfo Neto

        janeiro 29, 2012 at 15:20

        (iRiver Cover Story) Também não.

        Você só consegue ler ebooks KIndle nos Kindles (claro) e nos e-readers ou tablets que rodem um app KIndle:

        http://www.amazon.com/gp/feature.html?ie=UTF8&docId=1000493771

        Se for um ereader com Android, talvez você consiga ler. Um tablet com Android consegue ler.

         
      • Stella Dauer

        janeiro 30, 2012 at 12:35

        Dá pra ler livros da B&N no iRiver CoverStory. Porém, não é muito fácil comprar eBooks da B&N aqui no Brasil. Se você não quer comprar um Kindle, a ideia do Adolfo é a melhor. Basta adquirir um smartphone ou tablet, seja da Apple ou Android, pois há aplicativos para ambos. Também dá para ler eBooks da Amazon no computador, sem problemas.

         
  5. Lucas

    fevereiro 2, 2012 at 16:18

    Estudo bastante para concursos. Tenho meu material todo no notebook, mas não gosto de estudar por ele por causa da tela, que cansa a vista. Pensei em comprar um tablet, mas acho que não resolveria o problema, pois a tela também é de lcd, certo? Será que o Alfa resolveria meus problemas? Dá pra converter meus arquivos .doc em .pdf e estudar pelo Alfa? O que vcs recomendam?

     
  6. Damáris

    abril 10, 2012 at 14:14

    Positivo ALfa? após um ano pode jogar no lixo seu investimento, nada barato… A principio gostei, quando começaram a surgir listras verticais com 11 meses de uso corri pra autorizada. Após um mês recebi um novo que 2 meses depois já tem o mesmo problema. E a garantia só valeu para o original. Tente contatar a Positivo, e a resposta é sempre a mesma: o número de série não confere!!! Entendeu ?

     
  7. Márcia

    julho 24, 2012 at 21:33

    Oi, comprei a pouco tempo um positivo alfa e não está abrindo o arquivo em epub, Somente abre PDF. O que devo fazer?

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: