RSS

Impressões sobre o curso “O passo a passo da Produção Editorial”

16 abr

Nesses últimos dias 5 a 8 de Abril estive na Unesp, que sedia a Universidade do Livro, um projeto muito bacana e essencial para o mercado editorial no Brasil. Vou contar para vocês minhas impressões sobre o curso “O passo a passo da Produção Editorial: acomapanhamento dos trabalhos de edição do livro”, ministrado pela editora autônoma Laura Bacellar.

A coisa que percebi nos primeiros dez minutos foi o que mais me chocou: esse não era um curso para designers e diagramadores em busca da edição de ARTE de um livro. Mas, era muito importante para os designers e diagramadores que realmente querem entrar no mercado editorial, e que para isso precisam saber mais sobre como funciona o workflow da produção de um livro, pra não ficar só como o “carinha da arte”.

Durante quatro dias aprendemos não só a linha de produção oficial do livro como também ficamos por dentro dos truques necessários para lidar com freelancers, editores e outros. Apesar de não falar muito bem sobre os freelas (estado no qual 80% dos designers se encontram atualmente), é interessante para que os próprios freelas aprendam o que devem e o que não devem fazer para garantir bastante trabalho em uma editora.

Mas também passamos por itens importantes para o designer. Afinal de contas, aposto que quase ninguém conhece perfeitamente TODAS as partes de um livro, não é? É muito bom compreender a produção do livro como um todo, isso torna o nosso trabalho mais fácil e permite a nós fazer sugestões aos produtores para ganhar reconhecimento e respeito.

Para quem não sabe, o Produtor Editorial é aquele que fica entre os freelancers e os editores de uma editora. São eles que, no duro, fazem tudo acontecer! É um trabalho para poucos, e que exige muito controle mental e e muita concentração para não deixar escapar qualquer errinho. Um Produtor Editorial cuida tanto da parte do texto como da parte da arte. Logicamente ele não faz a direção de arte em si (isso é trabalho para o Produtor Gráfico), mas é ele quem tem que assegurar que está tudo saindo com o mesmo padrão que a editora adota.

Além disso, a professora deixou claro que é preciso respeitar os freelas, pois são eles que te ajudam a terminar o trabalho no prazo. E também deu uma dica muito importante, que vemos muito pouco por aí: passe o briefing do trabalho direito, não deixe faltar nada. E também passe as informações de pagamento logo no começo e de forma clara. Se todo mundo fosse assim, pode ter certeza de que muito mais coisa iria sair no prazo e muito freela ia ter que refazer muitas vezes menos um trabalho.

Saber o processo total do produto com que você trabalha é essencial para sua carreira e para que outros profissionais te respeitem. Não adianta nada dominar o inDesign se você mal sabe o que é uma ficha catalográfica.

O curso “O passo a passo da Produção Editorial: acomapanhamento dos trabalhos de edição do livro” ministrado pela Universidade do Livro é totalmente útil e recomendado por esse blog.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em abril 16, 2010 em eventos, ponto de vista, produção

 

Tags: , , , , , ,

Uma resposta para “Impressões sobre o curso “O passo a passo da Produção Editorial”

  1. Marilia Barcellos

    julho 15, 2010 at 22:23

    É isso aí Stela, concordo plenamente com o que vc comentou e o que foi dito pela Laura. O conhecimento do processo como um todo é importante para qualquer profissional envolvido na produção do livro. Vai ajudar a realizar o trabalho( isso inclui o revisor, preparador de texto, autor, etc).

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: