RSS

Gráfica Fidalga – amor pela impressão

22 abr

Quantas vezes por dia não vemos aqueles cartazes coloridos misturados à sujeira e ao barulho da cidade? Shows de funk, de pagode, de mulheres dançarinas… vemos de todos os tipos, e são tantos que quase já não são mais vistos. Alguns dizem que enfeiam a cidade, já suja e saturada e poluição. Outros tratam o lambe-lambe como expressão de arte, e até colecionam exemplares.

Você já parou para imaginar de onde vêm esses lambe-lambes? Quem faz isso? São peças que parecem ter parado no tempo, que ainda utilizam a mesma tipografia de tantos anos atrás. Apesar dos assuntos que retratam terem se adaptado ao nosso tempo, o papel colorido e fino, a tinta bicolor e as grandes letras esticadas parecem pertencer a todas as épocas.

O vídeo abaixo mostra isso e muito mais sobre esses cartazes. A Gráfica Fidalga fica em São Paulo, e produz pôsteres em uma impressora alemã de 1929, que utiliza letras de madeira entalhadas. Chamado de “lambe lambe,” o fino papel usado nos pôsteres é colado com cola de arroz. Graças à Galeria Choque Cultural, que regularmente produz pôsteres para suas exposições com a  Gráfica Fidalga, eles conseguem sobreviver, mas ainda precisam de ajuda. Caso esteja interessado, contate o diretor da galeria Eduardo Saretta.

Aposto que, depois de assistir ao vídeo, os lambe-lambes passaram a ter valor sentimental para você. Depois de perceber o amor com que são feitos, a paixão que é dosada em sua produção, e da história de vida de seus produtores, não há como não olhar pra um deles agora e não dar um pequeno sorriso.

Em um mundo aonde as coisas são tratadas com indiferença, aonde gráficas gigantes e mecanizadas produzem milhões de peças por dia, existem três caras que amam o que fazem, que passaram a vida inteira se dedicando a isso, e que “sentem a dor” da máquina quando ela tem um problema. Não precisamos todos fazer isso, mas dá um gostinho a mais na profissão ver outras pessoas que também gostam de artes gráficas a esse ponto.

Para quem acha que isso não teve nada a ver com Design de Livros, sugiro apreciarem a capa do ótimo volume e referência “Pensar com tipos”, de Ellen Lupton. São quatro tipos de capa, todas impressas em impressoras de lambe-lambe. Uma ótima idéia, com um acabamento alternativo e bonito. Confira terechos dele aqui.

pensar_com_tipos

Créditos: Mural CDesign

Em tempo: Caso você também aprecie essa arte neglicenciada, recomendo uma noite no bar Exquisito!. Lá, além do ambiente diferente e da comida boa, é possível ver paredes forradas dos mais diversos lambe-lambes, das mais diversas épocas, além de cartazes antigos do nosso cinema nacional.

A dica do vídeo que inspirou esse post é do Rodrigo Bruno.

Anúncios
 
14 Comentários

Publicado por em abril 22, 2009 em história, referências, tipografia

 

Tags: , , , , , ,

14 Respostas para “Gráfica Fidalga – amor pela impressão

  1. tatianegodoy

    abril 22, 2009 at 20:21

    Adorei o vídeo…Realmente ele nos faz ver o lambe-lambe com outros olhos. Tenho esse livro e nem sabia que tinham outras capas (T_T). Mas assim como a capa ele é muito bom.
    Parabéns pelo post!
    Bjs

     
  2. Victor

    abril 22, 2009 at 20:33

    Eu não sou a favor de preservar tradições que atrasam a evolução tecnológica e dificultam a vida das pessoas. Mas não posso negar que esses cartazes possuem um alto valor cultural que deve ser considerado e, dependendo do contexto, são muito bonitos (como nas capas do livro). O amor que os funcionários têm pelo trabalho é emocionante. Parabéns pelo post! [2]

     
  3. Leidi

    maio 13, 2009 at 17:59

    Não conhecia este video, achei o máximo! Todo tipo de arte é válido, sou consciente de que isso pode gerar um lixo enorme, afinal quando os papéis descolam fica toda aquela bagunça e até mesmo os muros ou paredes ficam feios, mas continuou achando incrivel este tipo de trabalho.

     
  4. Mauro Cardoso

    junho 9, 2009 at 9:52

    Ola Gente,

    Moro em Paris, sou produtor de evento s eachei fantastica a historia desse pessoal, isso faz parte da identidade visual de Sao Pulo, é besteira negar.

    Se alguem puder me passar o telefone deles, ja agradeço desde ja, vou virar cliente!

     
  5. siusi

    agosto 1, 2010 at 13:51

    misericordia q paixaoo

     
  6. Anastacia

    fevereiro 20, 2011 at 9:31

    Olá a todos
    O endereço do Gráfica Fidalga é
    Atrás do Supermercado Extra do Taboão da Serra,
    estrada do Campo Limpo, primeira a direita, na Rua
    Dr. Francisco Fales Gomes Junior, 115
    Tel do Carlinhos 9708 0794
    Eles estão sem telefone fixo e sem e-mail e não vão
    ficar neste endereço por muito tempo.

     
  7. Flavio de Souza

    março 19, 2011 at 9:32

    achei demais a materia, e o video
    realmente esses chamam a atencao pela tipografia, pelo papel e ate pelo desgaste natural.
    Nesse momento estou fora do pais mas morei por tres anos em SP na velha Vila Madalena.
    Parabens pelo blog e pela materia

     
  8. persia

    abril 12, 2011 at 20:01

    A GRÁFICA FIDALGA MUDOU E O TELEFONE TAMBÉM.

    O TELEFONE DA GRÁFICA FIDALGA É (011) 3815-9578 E O NOVO ENDEREÇO É RUA CIPOTÂNEA, Nº 05 – BUTANTÃ.

    ESTA RUA FICA EM SÃO PAULO, BEM PERTINHO, ATRÁS DO HOSPITAL DA USP E É PARALELA À CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES (ALTURA DO Nº 3.300).

    O SR. CLAUDIO, PROPRIETÁRIO, TERÁ O PRAZER EM ATENDER QUEM QUISER FAZER CARTAZES LAMBE-LAMBE.

    ATÉ

     
  9. Lucas Ribeiro

    setembro 16, 2011 at 10:24

    Esse video e lindo!
    O amor com que e feito o trabalho deles e muito inspirador.

     
  10. wedson evangelista neves

    outubro 23, 2012 at 21:02

    fiquei fassinado e tenho uma historia para editar em um livro que daria umas 500 quihentas folhas mas me falta dinheiro e lugar para editar ou menos uns mil exemplares

     
  11. Gráfica Fidalga

    maio 16, 2014 at 18:37

    O contato c/ o pessoal da Gráfica Fidalga agora é (11) 3815-9578 ou (11) 985 242 315 eles agora estão no bairro do Butanta em SP

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: