RSS

A internet como ferramenta de exposição pessoal

30 mar

Hoje em dia, você não é nada se ninguém te conhecer. Sim, às vezes temos que ser um pouco chatos e insistir para que conheçam o que fazemos e quem somos, para que lembrem da gente um dia desses. Popularmente, isso é conhecido como networking, o ato de ir atrás e fazer contatos para fins profissionais.

Pessoalmente, eu não gosto muito disso, e confesso não ter paciência para ir em festas só para conhecer pessoas que talvez não tenham uma conversa que eu gosto. Prefiro ir apenas a eventos que me agradam. Se você é que nem eu, e também é tímido e acha que está perdido no mundo, então você precisa encontrar outros métodos para se promover e mostrar seus talentos a todos. Afinal de contas, não é impossível que uma empresa acabe promovendo seu serviço por sua qualidade, mas isso não é muito comum. Quanto mais você conseguir mostrar ao maior número possível de pessoas como é seu trabalho, mais fácil será alguém lembrar de você na hora de chamar alguém para um novo serviço, freela ou até emprego.

Abaixo, sugiro alguns sites para que, em plena era digital, você possa se promover utilizando a grande rede. Nada mais fácil, contanto que você não se esqueça do bom senso.



linked
Um orkut para profissionais
http://www.linkedin.com
O LinkedIn pode parecer o orkut em sua descrição, mas é totalmente voltado para profissionais. No LinkedIn você encontra pessoas que falam sobre sua carreira, seu emprego, suas habilidades profissionais e que divulgam seus portfolios, sites e trabalhos. Nele, é possível adicionar contatos profissionais ou de faculdade, recomendar pessoas e pedir para ser apresentado a alguém que pode ser interessante a você. Indispensável ter um perfil lá.



plaxo
Uma agenda online
http://www.plaxo.com
Ainda no estilo orkut, porém mais útil, o Plaxo permite que você preencha seu perfil e compartilhe com quem mais possuir conta no site. O grande trunfo do Plaxo é que ele funciona mais como agenda do que como rede social, já que você pode adicionar todos os contatos que quiser, tendo eles o Plaxo ou não. Para quem não tem, você pode enviar um email pedindo que a pessoa atualize seus dados (são dados reais, como telefone, endereço e contato profissional), e para quem tem, basta estar conectado com a pessoa, que cada vez que ela modificar os contatos dela, você ficará atualizado. Além desse serviço legal, o Plaxo possui um plugin que atualiza também sua agenda do computador, que por sua vez pode ser sincronizada com a agenda do celular. Assim, você tem sempre os contatos mais recentes sempre à sua disposição. Ah, e o Plaxo também avisa por email (e adiciona na agenda do seu celular) uma semana antes todos os aniversariantes cadastrados. É uma mão na roda para organizar seus contatos e se mostrar super organizado e atento aos seus conhecidos.



deviant1
Um portfolio artístico
http://www.deviantart.com
Se, além de suas habilidades de designer, você também possui uma mão boa para ilustrações, pinturas, fotos ou outros trabalhos artísticos, o Deviantart é o local ideal para expor seus trabalhos, uma vez que funciona como uma comunidade de artistas com o objetivo de mostrar seus trabalhos. Ter uma conta no Deviantart já é um pressuposto de que você faz coisas legais. Lé estão expostos muitos trabalhos de qualidade, e os cadastrados tem o costume de comentar no perfil dos colegas. A parte especial do Deviantart é que, além de expor seus trabalhos, você também pode colocar um preço neles, e vendê-los pela Internet.



design-related
Reunindo designers
http://www.designrelated.com
Se você quer um espaço aonde possa conversar com colegas de profissão, trocar contatos, idéias e mostrar seu trabalho, o Design:related é o que você procurava. Com um visual clean e bem planejado (queria o quê de uma comunidade de designers?), você se cadastra e pode informar os locais aonde já trabalhou e o que fez de mais importante neles. Além disso, pode ter um portfolio público, e também adicionar sites, revistas, trabalhos e outras referências que te ajudam a criar. Lá você encontra designers, diretores de arte, criadores e todo tipo de gente ligado à área. Vale ter um perfil lá para fazer contato com gente específica.



coroflot
O portfolio
http://www.coroflot.com
Você pode perguntar para qualquer designer que esteja sempre de olho no mundo virtual, que todos vão dizer que possuem um perfil no Coroflot. Esse site é ideal para apresentar seus trabalhos profissionais, procurar jobs (em sua maioria internacionais) e conhecer o trabalho de outros profissionais, e até encontrar alguma inspiração. Confira também o FigDig e o Cabonmade (pago).



flickr
Fotos bem apresentadas
http://www.flickr.com
Se você já passou da época do Fotolog, aonde tinha que esperar até de madrugada para poder subir suas fotos, está na hora de conhecer o Flickr. Visual bonito, que privilegia a foto e não o resto, esse site possui cadastro gratuito e permite o envio de até 200 fotos. É mais do que o suficiente para mostrar quem você é  e divulgar seu lado artístico mais fotográfico, apresentar lugares para onde viajou, etc. O Flickr não gosta muito que os usuários postem imagens com seus portfolios de sites, folhetos e outras peças, por isso evite fazê-lo. Utilize o Flickr para mostrar seu lado pessoal, que importa bastante para as empresas hoje em dia.



wordpress
Um blog para todos
http://www.wordpress.com
Não, o WordPress não é nenhum site social de comunidades. Se você o visitar, verá que é um dos melhores hospedeiros de blog da Internet. O melhor de tudo: é gratuito. Mas o que fazer com um blog? Oras, sua imaginação é quem vai mandar! Escreva sobre algo de que você entenda, ou de algo que pretende descobrir, e publique seus achados no blog. Podem ser opiniões, coisas interessantes encontradas em outros sites (sem nunca esquecer o crédito, claro) e até devaneios. O que importa é que o blog deve refletir sua personalidade, seus interesses e sua capacidade de escrever bem e legal.

Seu site
Além de todos esses sites recomendados, nada mostrará mais o que você é senão seu próprio site. Se você entende do negócio, poderá fazer seu site com a sua cara, do seu jeito. Se não entende, poderá contratar alguém (todos os tipos de designer merecem serviço! Deixe alguém que sabe fazer o serviço) que fará ao seu gosto. Para a hospedagem, recomendo o Dreamhost, que é internacional, confiável e barato. Porém, é necessário possuir cartão de crédito internacional para fazer o pagamento. O domínio pode ser comprado em sites de grande porte, como o GoDaddy ou o brasileiro Locaweb.

Cautela, educação e cultura
Não adianta nada você entrar nos sites sugeridos e criar um perfil em todos eles, e não atentar para o conteúdo. É necessário que as pessoas que os visitem tenham o que ver, o que ler, e gostar disso. Utilizar gírias, xingamentos e escrever errado são os pecados dos pecados. Faz com que todas essas ferramentas, ao invés de ajudar, estraguem de vez sua reputação. Procure estar sempre bem informado a respeito das últimas notícias, História, Internet, etc., e tenha o que dizer! Boa sorte.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em março 30, 2009 em mercado de trabalho, referências, sites

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta para “A internet como ferramenta de exposição pessoal

  1. Vinicius Dias de Lima

    abril 14, 2009 at 13:16

    Oi

    Muito bom teus sites. Vi que tu que vais me enviar um livro no trocandolivros né? 🙂 Eu não resisto e sempre pego o nome dos meus remetentes e cato no google para ver o que eles fazem por aí.

    O blog designstuff também é muito bom, mas vi que tu nao atualizou mais né. Mesmo assim, muita coisa que vi ali não conhecia!

    Continue postando. E trocando livros!
    Teu blog vai pro meu google reader já!

    Abraço

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: