RSS

Edição e Design – Jan V. White

22 nov

edicao-e-design

Como vocês sabem, estou sempre atrás de publicações que possam ser úteis ao Design de Livros, e até mesmo ao designer de qualquer produto em geral. Especificamente para o Designer de Livros, é escasso o número de livros sobre o assunto (que irônico).

Há tempos estou de olho em um livro que parecia muito bom, só pelo nome “Edição e Design”. Difícil encontrar livros tão específicos. Porém, estive com ele em mãos recentemente e, para minha surpresa, me decepcionei.

Para começar, o livro é de 1987. Já aviso aos desavisados que é necessária uma concentração maior para ler livros com primeira edição antes do ano 2000. O Design de Livros, assim como qualquer modalidade de Design, é uma profissão, uma arte, que se renova e se supera muito rapidamente. Ler livros com mais de 5 anos de criação é ler muito do passado, é ler informações defasadas. Claro, ainda é possível extrair muita coisa boa, coisa clássica. Por isso eu advirto: ao ler livros mais antigos que 5 anos pede que você se concentre a ponto de conseguir transformar as informações defasadas em novas, adquando-as aos dias de hoje.

Assim, o livro reúne informações sobre a profissão de Design que estão completamente defasadas, tratando editor e design como criaturas extremamente diferentes, que vivem em mundos opostos, e que devem aprender a língua um do outro para se comunicarem. Hoje, em nenhuma profissão você trabalha só no que faz. para se destacar, é necessário saber de tudo um pouco, para conseguir trabalhar em novas áreas e projetos cada vez mais criativos. Em “Edição e Design”, existem lições e dicas para que o editor “conveça” o designer de que o texto é relevante para a arte, e para que o editor “conheça” mais a arte, e entenda que ela é tão importante quanto o texto.

Eu trabalho em uma editora e sei que isso já caiu por terra, já que as equipes são muito mais “multitarefa” e “multiinformadas” a respeito de todos os assuntos. Editores de texto já constroem suas criações pensando na conexão com a arte, e designers já fazem idéia de que o texto é imprescindível para o trabalho da arte. No livro, existe até mesmo uma parte em que ensina ao editor como lidar com o designer, já que este “o intimida”.

Fora isso, ao abrir o livro, percebe-se de cara que é dirigido a revistas. Não que não seja possível ao Designer de Livros extrair boas dicas do livro, assim como outros profissionais das artes gráficas, mas se o livro é dirigido a essa área, poderia ao menos especificar isso em seu título, que é muito abrangente.

Enfim, o livro não é ruim, e é muito bem ilustrado, possui dicas práticas para serem consultadas rapidamente, mas não é muito indicado para o Designer de Livros. Prefiro indicar outras publicações, que se atualizam com mais frequência, e que ou atinjam diretamente o Designer de Livros ou que abranjam o Design como um todo.

Autor: Jan V. White

Páginas: 247

Editora: JSN Editora Ltda.

Preço mais em conta: R$ 60,00 (na Fnac)

Anúncios
 
7 Comentários

Publicado por em novembro 22, 2008 em livros para livros, ponto de vista

 

Tags: , , , , ,

7 Respostas para “Edição e Design – Jan V. White

  1. carol

    março 29, 2009 at 20:46

    Amigo
    vc como designer de livros deveria saber que muito que usamos
    hj vem de antes de 87.
    O grid, o desenvolvimento de projeto, o conceituação de um projeto editorial, tudo isso já eh antigo, entao por mais que tudo passe bem rápido, ler livros com mais de cinco anos de publicação é um ganho sim, e pra começar, vc deveria a se basear não só no lugar que vc trabalha, e sim abrir suas referências, pois tem muito designer que nao sabe escrever (escrever que eu digo é realmente escrever), editores que não se consideram de designer, e pior, designer que realmente se consideram entendedor de arte, sendo que o contato com isso é raro e superficial, então acho que vc deve expor sua opinião sim, da forma que vc acredita, mas cuidado como fala e como indica, depois de ler pelomenos uns dez livros de anos atrás, e fazer uma boa análise do que tiramos dele nos dia de hj, aí vc diz isso que vc escreveu acima ok?

    beijos

     
  2. stelladauer

    março 29, 2009 at 21:09

    Olá,

    Eu sei que muito do que utilizamos data de antes dos anos 2000. E não me baseio só no local aonde trabalho, pois já li a respeito de outras experiências, e já falei com outras pessoas que já trabalharam em outros lugares.

    E como é um blog pessoal, falo e indico o que quiser. Assim como deixo aberta a seção de comentários para que pessoas como você expressem também sua opinião.

    O fato de eu ter resenhado apenas um livro não significa que este foi o único que li da época. E com não saber escrever também eu realmente digo que não se sabe escrever. Você, como alguém que defende os livros dessa época, poderia saber escrever melhor.

    E, se você quiser basear sua profissão em um livro que fala que, no início, o editor deve pagar o almoço do designer até que este alcance status e importância o suficiente para pagar sua própria comida, como este fala, boa sorte. Aproveite também e trabalhe em um local que paga 300 reais por mês pra designer, que completa o pacote.

     
  3. Wellington

    julho 22, 2009 at 11:46

    Este livro do Jan V. White, me foi indicado pelo meu orientador de final de curso de Design Gráfico. Realmente é bem ilustrado e fácil de entender sua linguagem. Bom pra consultas em geral e, como voce disse, bem indicado para revistas. Pareceu com um livro que vi uma vez, um tal de Design para quem não é design ( acho que é esse mesmo o nome ).
    No mais, achei bancana os seus comentários.

    Abraço!!
    W…

     
  4. Carlos Navarro

    fevereiro 19, 2010 at 17:37

    Li sua opinião sobre o livro Edição e Design. Estava justamente no movimento de compra desse livro qdo me deparei com seus comentários. Acredito que, quem é curioso e interessado (como eu!), vai estudar este livro de qqer jeito, mesmo tendo algumas informações defasadas. A literatura sobre esse assunto aqui no Brasil é pequena, e mesmo um livro datado (ou nem tanto) como este, deve ajudar mais do que atrapalhar.

    Minha questão é: que livros mais atuais publicados aqui no Brasil vc indicaria? Sou designer gráfico (não sou especializado em design de livros) tbém mas desenvolvo diversos projetos como embalagens, folders etc e toda informação atualizada é preciosa na nossa área.

    Obrigado!

    Carlos Navarro

     
    • Stella Dauer

      fevereiro 19, 2010 at 18:50

      Olá Carlos, obrigada por visitar o blog!

      Para todas as áreas em que você atua um dos melhores livros é o Grid – Construção e Desconstrução, de Timothy Samara. Serve tanto para livros como websites, embalagens, folders, etc.

      Outro que é bom para quem quer saber mais sobre fontes é o Pensar com Fontes, de Ellen Lupton. Ainda em fontes o livro Elementos do Estilo Tipográfico, Robert Bringhurst, é uma bíblia que mesmo tendo alguns anos não sai da atualidade.

      E se você quer saber mais sobre livros consulte O Design do Livro, de Richard Hendel. É um dos melhores na área de livros, muito bom.

      Espero ter ajudado!
      Stella

       
  5. Carlos Navarro

    fevereiro 19, 2010 at 19:34

    obrigado, Stella!

    sem dúvida, vc está me indicando livros magníficos e essenciais para a nossa área. O “Grid – construção etc” já tenho e é realmente de tirar o fôlego! Tanto o da Lupton, do Hendel e do Bringhurst estou me devendo, e com sua indicação, vou colocá-los como prioritários, na minha lista de livros.

    Muito obrigado pela sua atenção! E continuarei frequentando seu blog pra continuar informado.

    abs

    Carlos Navarro

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: