RSS

Um bom exemplo

02 nov

Muitos se perguntam, hoje em dia, qual será o futuro dos livros em relação à chegada da Internet, e a provável convergência de praticamente tudo para a grande teia. Muitos editores, livrarias e designers mais tradicionais se preocupam com a possibilidade da Internet acabar engolindo as publicações originais, a sensação do leitor sentido o peso do livro em suas mãos, sentindo o cheiro das páginas.

Porém, existem exemplos de que, pelo menos por enquanto, livros e Internet podem não só conviver em harmonia, como também divulgarem e ajudarem um ao outro.

O exemplo que eu encontrei e compartilho aqui com vocês é o do livro “Cabeça tubarão”, de Steven Hall. Não vou ficar fazendo resenha de livro aqui, pois este não é o objtivo desse blog, mas aviso que vale a pena lê-lo. O assunto do livro em si já tem muito a ver com a Internet, pois trata de temas figurados e semióticos que podemos ver e vivenciar todos os dias na Internet. Justamente por causa disso, caiu superbem criar um site para ele.

O livro tem um monstro em all type!

O site não é muito complexo e nem tem muito a ser explorado mas, na minha opinião, é como ver o contexto do livro ali, se mexendo, vivo. Para quem lê o livro e se aventura no site depois, se conecta com a idéia do autor, e viaja ainda mais na história. Sem contar que, como todo o livro, o site é uma experiência bem legal de all type (clique nas bolinhas azuis nas extremidades). E, para ajudar os designers de capa, é possível ver a mesma capa do livro em outros países (na minha opinião, a brasileira é de longe a mais bonita. Infelizmente, não consegui descobrir quem produziu), uma boa referência cultural.

O site é um exemplo animado do assunto do livro!

Isso mostra que o caminho dessas duas formas de informação podem correr paralelamente, de forma muito interessante. Nesse caso, o site é praticamente uma extensão do livro. Outras mídias já pensaram nisso, como a revista Superinteressante, que colocou um quebra-cabeça no site, relacionado a uma de suas matérias. Vemos que não é imprescindível a existência de um site relacionado a uma mídia física, e sim um complemento extremamente instigante que serve, principalmente, para tornar o livro algo mais interativo ainda.

Anúncios
 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: