RSS

O que é um livro?

27 jul

985125_15406171

No último post falamos de um pequeno resumo da hisória do livro, mas o que é um livro em si? Será apenas sua definição técnica, um agrupamento de folhas com uma capa, recheado de informações? Ou terá também sua explicação conotativa, como um transporte para mundos diferentes, o caminho para uma vida mais sábia? Vamos discorrer um pouco sobre isso.

De acordo com o dicionário Houaiss, um livro é uma “coleção de folhas de papel, impressas ou não, cortadas, dobradas e reunidas em cadernos cujos dorsos são unidos por meio de cola, costura, etc., formando um volume que se recobre com capa resistente”.

Na popular Wikipédia, um livro é “um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro”. A UNESCO, em uma conferência realizada em 1950, diz que um livro deve ser uma publicação não-periódica literária contendo mais de 48 páginas, sem contar as capas. Uma explicação muito bizarra pro meu gosto, mas serviam para fins tributários e legais.

Agora, pergunte para uma criança que acabou de aprender a ler e pegou em suas mãos um livro de contos para ler, e mergulhou em um novo mundo de fantasia. Ou então pergunte para um analfabeto que segura um livro que ensina as letras o que é aquele amontoado de papel ecadernado para ele. Uma neta que tem guardado o antigo e precioso livro de receitas de sua avó já falecida, única lembrança física que tem dela, contendo a maravilhosa receita do biscoito que ela comia quando era criança, vai achar esse conjunto de papéis dobrados e encadernados com cola muito mais do que um produto.

Qual será o valor de um compẽndio médico para um residente em medicina? E o que, além de tinta e palavras, contém em uma Bíblia para um fervoroso cristão? E a própria História, não existiria de forma tão precisa como a conhecemos hoje se nao fosse a preservação dos livros que trazem as datas, os acontecimentos e as vidas de pessoas em suas páginas. Um livro evita que uma pessoa se esqueça e também que caia no esquecimento. Evita (ou tenta evitar) que erros sejam cometidos novamente.

Até para nós, Designers de livros, esses obejtos possuem um valor muito maior do que o denominado pelos termos técnicos. O resultado de nossos trabalhos é o livro, esse mesmo que encanta e informa outras pessoas. É o que traz nosso sustento, é o que nos orgulha quando está pronto, é o que gera muitos empregos além do nosso. É o que traz reconhecimento ao autor, é o que salva vidas, é o que tira pessoas da ignorância.

Caramba, o livro é muito mais do que um limite mínimo de 48 páginas para existir e ser tributado. Quem mandou queimar os livros na época de nazistas, apesar de violento, é um dos que realmente sabia o que é um livro, compreendia e temia seu valor. Até mesmo a internet, tão comemorada como transmissora de informação a todo o mundo, não existiria sem o livro. É impossível imaginar o mundo sem livros.

Eu compartilhei meus pensamentos com vocês. O que é um livro para vocês?

About these ads
 
11 Comentários

Publicado por em julho 27, 2009 em o livro, ponto de vista

 

Tags: , , , , , , ,

11 Respostas para “O que é um livro?

  1. Lenisa Hortencio

    outubro 12, 2009 at 16:05

    Olá Stella!!

    Primeiramente gostaria de agradecer sua contribuição – involuntária, mas muito significativa ao meu artigo de TCC.
    Estou finalizando a Licenciatura em Educação Artística e o assunto é Livro-Objeto, sendo assim seu blog está sendo muito útil para a complementação da última parte do artigo onde falo do livro em si e de sua transformação de suporte para produto.

    Obrigada!!

    Ah!! Quanto ao assunto deste “Post”… assim que organizar minhas idéias e finalizar meu artigo passo por aqui para deixar esta resposta que é tão difícil…

    Bjs

     
  2. Cynthia Sarmento

    outubro 25, 2009 at 15:08

    Olá Stella!

    Gostei muito do seu post.
    Estou iniciando hoje uma breve pesquisa sobre Design editorial voltado para a editoração de livros e o que você escreveu aqui me serviu como estímulo para ir mais a fundo nesta pesquisa!

    Muito obrigada!

     
  3. Nelinda Machado

    novembro 13, 2010 at 22:34

    Uma vez eu li uma definição de livro e achei otima, tanto que não me esqueci.

    Livro é essencialmente um instrumento cultural de difusão de idéias, transmissão de conceitos.
    Achei simples e be significativo embora ele seja muito mais q isso.
    Bjs!!!

     
  4. Thiago Henrique Ferreira

    outubro 8, 2011 at 21:47

    Muito bom o texto parabéns.

    E o comentario abaixo foi exepçional
    Quem mandou queimar os livros na época de nazistas, apesar de violento, é um dos que realmente sabia o que é um livro, compreendia e temia seu valor.

     
  5. Milana

    outubro 30, 2011 at 14:26

    Stella, estava a procura de opiniões sobre o que é um livro para a elaboração de uma das aulas que ministrarei em uma oficina de incentivo a leitura.
    Havia encontrado várias definição técnicas sobre o livro, e quanto mais lia chegava a conclusão de que quem escreveu aqueles textos nunca abriu as páginas de um livro e mergulhou na viagem fantástica que o livro proporciona. Quem diz que um livro tem que ter um mínimo de páginas não conhece a grandeza dos escritores que em alguns versos expressam a beleza da vida.
    Obrigada pela palavras, serão inspiração para minha aula.
    Fica com Deus!
    Milana

     
  6. isabel

    fevereiro 26, 2013 at 1:26

    Gosto muito….

     
  7. Danielle

    outubro 21, 2013 at 9:26

    ficou nervoso com certas definições né? eu também acho que poderiam melhor definir o que realmente seja um livro que vai muito além da matéria…

     
  8. Jeferson Moura

    abril 22, 2014 at 13:38

    Nada a ver esse texto…. ;)

     
  9. Gabriela Schmidt

    abril 22, 2014 at 13:41

    Ótimo!!! :D

     
  10. Eduardo Raenck

    abril 22, 2014 at 13:43

    Bom :)

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 78 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: